sábado, 15 de outubro de 2011

Cosméticos para área dos olhos

A  região dos olhos envelhece precocemente porque está sujeita a mais agres­sões externas e internas como poluição, luminosidade excessiva, noites mal dormidas, estresse, má alimentação, cigarro, álcool e prin­cipalmente aos efeitos nocivos do sol. “Como não é possível usar fil­tro solar nesta região, os cosméti­cos precisam ter ativos capazes de fazer uma barreira contra as agres­sões externas, como a ceramidas e os silicones”. Não é tão fá­cil estabilizar todos os ativos em um único produto, mas a indús­tria tem investido em pesquisa e tecnologia para oferecer múltiplos benefícios em um único pote. Den­tre os ativos que a formula pode conter estão aqueles para:


- Lubrificação e hidratação como as aquaporinas e o ácido hialurônico (agentes que possam segurar a água dentro das célu­las), já que com o envelhecimento a pele sofre com a deficiência de glândulas sebáceas e sudoríparas para lubrificá-la, ficando propen­sa à desidratação e formação de linhas e sulcos mais profundos.
- Clareamento da pele como o arbutim, para inibir a melanogêne­se (formação da melanina) e dimi­nuir o aspecto das olheiras;
- Rejuvenescimento como o matrixil, neuropeptídeos e vita­mina C. São substâncias que esti­mulam a produção de colágeno e elastina, bloqueiam a musculatura superficial e evitam a formação de radicais livres.

LONGE DA ALERGIA

O olho é um dos órgãos mais sen­síveis porque possui muitas termi­nações nervosas. “A sensibilidade existe para proteger os olhos das agressões externas, como polução, ciscos, fumaça. É ela que dá os sinais necessários quando há um cisco, ou quando a luz está forte demais”. A membrana conjuntiva que reveste as pálpebras, é a mais suscetível às agressões por meio da maquiagem e dos cremes. “Quem usa lente de contato, deve tomar muito cuidado no manuseio dos produtos, pois os problemas mais decorrentes do mau uso de cosmé­ticos são olho seco, alergia, infla­mação, irritação e contaminação da conjuntiva ou córnea”. A melhor maquiagem para quem usa lentes de contato é a versão hipoalergênica dos produtos, que também são indicados para quem tem olhos sensíveis. “O ideal é co­locar as lentes antes de começar a maquiagem e, na hora de remo­vê-las depois que limpar o rosto. Neste caso, os demaquilantes in­dicados são aqueles sem álcool na composição, para evitar irritação dos olhos”.


Os cosméticos hipoalergênicos são formulados com menor nume­ro possível de material potencial­mente alergênico. Os fabrican­tes procuram abolir cerca de 100 substâncias já conhecidamente irritantes e os produtos são testa­dos por laboratórios e por clínicas e médicos alergologistas, para ga­rantir um baixo índice de reações alérgicas. Todos os testes e resul­tados são também submetidos a ANVISA – Agência Nacional de Vi­gilância Sanitária para autorização da comercialização do produto.

2 comentários:

  1. Muito legal este post...Parabéns...pelas informações. Não consegui seguir o blog.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Excelente materia Andressa,vou estar sepre passando aki pra dar uma olhada.
    Bjos

    ResponderExcluir